Sclerotia (P. mexicana & P. tampanensis)

:teo_apontar_direita: O que é?

Sclerotia é uma massa endurecida de micélio que é mais resistente a condições ambientais adversas que um micélio normal. É formada do micélio de certas espécies de cogumelos como um mecanismo de defesa contra ressecamento, frio, calor, ou umidade excessiva. Contém aproximadamente 30% de matéria seca. A potência da sclerotia seca é cerca de 2/3 de Psilocybe cubensis seco. Como qualquer cogumelo, a potência pode variar dependendo da strain, do substrato e outros fatores.

:teo_apontar_direita: Quais espécies formam sclerotia?

Psilocybe mexicana e Psilocybe tampanensis. A strain "A" de Psilocybe mexicana em particular é conhecida por sua habilidade excepcional em formar sclerotia.

:teo_apontar_direita: Como a sclerotia se desenvolve?

Pode se desenvolver in vitro na semente de azevém ou em diferentes grãos, ou colhidas de casings gastos de P. mexicana ou P. tampanensis. Desenvolver sclerotia in vitro é muito simples e não requer terrário, trocas gasosas, ou outras complexidades do cultivo tradicional, porém leva um bom tempo. Substratos de diferentes grãos funcionarão para sclerotia, mas o substrato PF não é recomendado devido ao fato de conter vermiculita nele. Qualquer substrato contendo materiais nocivos a humanos não deve ser usado para desenvolver sclerotia, já que fica difícil separar a sclerotia do substrato na colheita. Sementes de azevém (sem fungicidas) produzem altas safras de sclerotia, sendo o substrato preferido. Além disso, algumas lojas vendem bolsas de substrato pronto pré-esterilizado no qual sclerotia pode se desenvolver.

:teo_apontar_direita: Preparando frascos:

- Substrato para formação de sclerotia com P. mexicana, P. tampanensis e P. atlantis
- Substratos para frutos de P. mexicana, P. tampanensis, P. semperviva, P. atlantis...

Receita 1 - Semente de Azevém
  • 1 recipiente de 500ml com tampa
  • 150ml de sementes de azevém
  • 75ml de água
Receita 2 - Arroz branco inteiro
  • 1 recipiente de 500 ml com tampa
  • 150 ml de arroz branco inteiro
  • 200 ml de água

  1. Encha os frascos com os grãos e a água
  2. Remova a tampa de cada frasco e faça um buraco nela para a inoculação
  3. Ponha uma camada de Perlom (filtros polyfill) na boca do frasco e tampe-o. Agite bem para distribuir as sementes e a água.
  4. Esterilize na panela de pressão por uma hora a 15 psi.
  5. Agite bem enquanto os frascos ainda estão quentes para distribuir igualmente as sementes molhadas e ainda secas. Ponha de volta na panela de pressão para esfriar.
  6. Quando estiverem frios eles poderão ser inoculados. Inocule com uma seringa de esporos contendo esporos de P. mexicana ou P. tampanensis (é preferível usar esporos de P. mexicana strain "A" e ter certeza de esterilizar a agulha no fogo) ou inocular com micélio desenvolvido em agar.
:teo_apontar_direita: Incubação

Os frascos são então deixados no escuro entre 21°C e 27°C. Devem ser sacudidos 1-2 vezes durante as primeiras semanas para espalhar igualmente o micélio que está se desenvolvendo. Após estarem totalmente colonizados, a sclerotia começará a se formar nos frascos. Neste ponto os frascos não devem ser sacudidos. Ela continuará se formando por cerca de 2 a 3 meses depois da colonização completa. O tempo da inoculação até a colheita é de aproximadamente 3 ou 4 meses.

:teo_apontar_direita: Colheita

Após ter-se passado tempo suficiente é hora da colheita. Ela é feita colhendo-se diretamente dos frascos obtendo toda a sclerotia. Na primeira colheita haverá pedaços de grãos e micélio colados na sclerotia, os quais podem ser limpos com uma escova de dente macia e água. Sclerotia fresca deve ser seca do mesmo modo que cogumelos, podendo ser necessário cortá-la em vários pedaços. Colheitas de mais de 30 g de sclerotia seca por copo foram relatadas cultivando-se P. mexicana em sementes de azevém. Tendo a sclerotia 2/3 da potência de cogumelos, isso equivale a 20 g de cogumelos secos por copo!

Como comer sclerotia?

Como cogumelos, ela pode ser comida seca, fresca, ou reidratada, mas não deve ser cozida. Tem uma consistência parecida com amendoim. Bons resultados podem ser obtidos substituindo nozes por sclerotia em qualquer receita não-cozida.

Como a potência da sclerotia de P. mexicana e P. tampanensis é comparada a frutos de P. cubensis?

A sclerotia é aproximadamente 70% água enquanto cogumelos são 90%. Sclerotia seca é 2/3 tão potente quanto frutos secos de cubensis, enquanto sclerotia fresca é duas vezes mais forte que cubensis frescos. Isso é devido ao fato que sclerotia contém três vezes mais massa seca por quantidade de material fresco.