Há alguma diferença no rendimento do meu cultivo?

Há uma diferença.

Cultive assegurando-se de usar esporos de um produtor conhecido, e de seu terrário oferecer o ambiente exato para os fins que deseja. Agindo assim, você terá um aumento substancial no seu rendimento, sem se preocupar se é multi-esporo ou não.

Mas rendimentos nunca serão maiores do que a “melhor” sub-raça isolada a partir de uma multidão de sub-raças testadas em seu ambiente verdadeiro. Rendimentos nunca serão maiores que o potencial da melhor sub-raça presente no seu sistema.

Os dois métodos funcionam, e a inoculação multi-esporos pode e produzirá grandes rendimentos. Mas a constância de grandes rendimentos, em um ambiente adequado e inalterável, seria maior com uma inoculação com raça isolada e já testada em muitos substratos. Quando se opta pela inoculação multi-esporos, a sub-raça que conseguir um forte enraizamento no substrato primeiro pode ganhar a maioria da colonização. Aquela que fizer a maioria na colonização frutificará primeiro, que necessariamente podem não ser os melhores para o seu ambiente. Você está contando com a sorte. Sub-raças interagem entre si, enrolando-se entre si, mas a noção que a melhor raça é formada depois que todas as outras sub-raças já frutificaram é errônea, e isso é estatisticamente inferior de acontecer. Sua melhor sub-raça pode dar as caras em qualquer momento.

Se você está tendo rendimentos iguais a partir de raças isoladas e de inoculações multi-esporos, então com certeza você não separou suas sub-raças corretamente para testá-las em seu microambiente. Tente isolar 100-100 esporos de cada raça, teste-os e faça a determinação do rendimento.

Uma separação inadequada não é capaz de superar um possível grupo de bons cruzamentos que acontece numa inoculação multi esporos. Para fins práticos este argumento é ridículo, porque ninguém aqui está disposto a gastar dinheiro para isolar essa quantidade de esporos para daí saber se está certo ou não. E no final, o potencial de rendimentos de uma espécie isolada não será significantemente suficiente para a quantidade de trabalho que foi despendida. A massa de cogumelos será dependente da quantidade de substrato, da colonização e do ambiente. A diferença entre o valor médio de rendimento e o melhor rendimento é muito pequena.

A suplementação do substrato é mais eficiente para se conseguir alto rendimento do que essa baboseira toda de raças.

A maioria das padronizações em cogumelos são feitas em raças isoladas, por manter os traços originais, tempo de vida, sensibilidade ao CO2, características de colheita, sua vida útil e aparências.

Os cogumelos são como qualquer ser vivo que se reproduz, eles embaralham seu DNA para garantir a diversidade genética de seus filhos, para poder viver em ambientes em mudanças. Supor que um sub-raça não executará isso em um determinado ambiente seria ignorar a natureza.

Imaginar que um grupo de de sub-raças será quase tão bom quando o melhor é duvidar da bondade do Criador - “Todo mundo está lutando para ser o melhor, para chegar no topo, mas me diga quão longe é esse topo a partir do chão”.

Se rendimento é seu objetivo principal, multi-esporos. Mas se você procura observar a diversidade dos indivíduos dentro de uma multidão, isole-os. Todas as coisas são criadas iguais, apenas comportam-se diferente nos mais diversos ambientes.

(Traduzido de Teonan)