Como identificar abortos?

Os abortos são cogumelos cujo crescimento parou, iniciando um processo de degradação e apodrecimento. O que se pretende num cultivo de cogumelos é conseguir fazer uma rápida identificação dos cogumelos para os colher em fase de pré-aborto/aborto. Deste modo consegue-se secar algumas gramas de abortos e faz-se a limpeza necessária de um bolo ou um casing para eliminar a propensão a contaminantes e bactérias.

Com a experiência do cultivo o micólogo amador aprende a fazer uma diferenciação entre cogumelos em estado de crescimento inicial e abortos.

:teo_apontar_direita: Algumas dicas para identificar abortos:

:teo_idea: paragem no crescimento em comparação com outros cogumelos do bolo

:teo_idea: o chapéu do cogumelo fica com uma tonalidade cinzenta, azulada ou negra

:teo_idea: cogumelos excessivamente negros e já com uma aparência e consistência duvidosa devem de ser descartados (o desejado é colhê-los antes de chegarem a esta fase de apodrecimento)

:teo_idea: um cogumelo em fase pré-aborto é fácil de identificar quando se nota uma separação entre o chapéu e o caule, em simultâneo a uma tendência pontiaguda na forma do chapéu

:teo_idea: por vezes cria-se uma penugem branca/acinzentada que cobre o negro do chapéu. Indiciando que este está em fase de decomposição. Em caso de duvida retira-se a cabeça escura do cogumelo e seca-se o resto.

:teo_idea: cogumelos com mutações também têm alta tendência a abortar e devem de ser removidos rapidamente

:teo_apontar_direita: Fotos diversas de abortos: :eek:

abortos1.jpgabortos2.jpgabortos3.jpgabortos4.jpg

Fotos: usuários do fórum e Mycotopia​