Secagem

Bem, digamos que agora você tenha em mãos os cogumelos adultos. Podem ser conservados até uma semana em um saco de papel, na geladeira. Se não forem usados nesse tempo começarão a apodrecer. Congelar não é um bom método, vai estragá-los. Há algumas formas de conservação. A secagem é a mais usada, talvez a mais prática e eficiente. Em resumo são esses os métodos de secagem:

  1. Usar dissecante, somente. Coloque os cogumelos em um recipiente hermeticamente fechado, junto com dissecante. Não deixe em contato direto, entretanto. Use papel, pano ou um anteparo qualquer para separá-los. Prós: é a maneira mais "limpa", e que afeta menos a potência. Se o dissecante for sílica gel pode ser reaproveitado. Os cogumelos ficam realmente secos a ponto de se esfarinhar quando pressionados na mão. Contras: precisa de uma grande quantidade de dissecante, mais ou menos 1 kg de sílica gel para cada 20 cogumelos médios, de uns 10 cm cada, para ser rápido. (Atualmente, pratica-se colocar os cogumelos em corrente de ar primeiro para perderem a maior parte de sua umidade, e só então vão para um pote com sílica, a fim de finalizar a secagem com uso de pouca sílica). Se for usado pouco dissecante, demora muito, e os cogumelos podem se apodrecer, especialmente os grandes, que devem ser cortados em pedaços antes, manipulação que leva à perda de potência. Cogumelos podres não devem ser consumidos, mesmo que venham a ser secos. Se o dissecante for silica gel 1 kg custa R$ 100 no varejo, o que eleva muito o custo. Há um tipo de dissecante vendido em supermercado, mas não sei se é eficiente.

  2. Estufa com luz. Enrole os cogumelos em papel toalha e depois em um pano bem escuro, que não deixe passar luminosidade nenhuma. Use uma folha de papel toalha para cada dois cogumelos médios, e coloque umas 4 folhas em um pano do tamanho de uma camisa. Coloque em um armário ou caixa fechada, com uma lâmpada de 100 watts a uns 10-20 cm. Prós: é um método barato, que gasta materiais do dia-a-dia, e exige somente a montagem de um local de secagem. Contra: os cogumelos não ficam tão secos quanto com dissecante, exceto os muito pequenos. Há alguma perda de potência se ficarem mais do que 4 ou 5 dias.

  3. Com corrente de ar. Esse esquema nunca vi em funcionamento, mas parece simples e há quem diga que é ótimo. Monte numa caixa ou armário uma tela perfurada, protegida da luz, coloque os cogumelos nela e jogue em cima a corrente de ar de um ventilador pequeno. Os relatos mais otimistas falam em dois dias de secagem. Prós: é um método barato, que gasta materiais do dia-a-dia, e exige somente a montagem de um local de secagem. Contra: talvez você fique muito dependente da umidade local do ar. (Como dito acima, atualmente é comum o procedimento de secagem de primeiro colocar em corrente de ar até que os cogumelos percam a maior parte da umidade, e então é finalizada a secagem em pote com dissecante).

  4. Estufa. Coloque os cogumelos em uma estufa, com temperatura controlada. A temperatura máxima é de 60 °C, sendo melhor um pouco abaixo disso (70 °C certamente destruirão a psilocibina). Deixar a porta entre-aberta pode ser ainda mais eficiente, pois o ar quente estará sempre passando pelos cogumelos. Prós: esquema rápido, com secagem muito eficiente. Contra: alguma perda de potência. Uma estufa é cara, no mínimo uns R$ 300. Se houver algum acidente de super-aquecimento, a perda pode ser total.

Fora esses 4 métodos há vários outros, com gás carbônico, por exemplo, ou com outras formas de aquecimento, etc. O método com a estufa de luz ou com uma corrente de ar são os mais simples e práticos. Se possível, faça um estágio final em dissecante, que pode ser guardá-los junto com ele. A secagem tem de estar bastante avançada em 4 a 5 dias, para não começarem a apodrecer.

Guarde protegido da luz, em um recipiente hermeticamente fechado, depois de secos.