Prints (Carimbos)

Os cogumelos se reproduzem via esporos. Nos cogumelos maduros são produzidos no chapéu, e caem pela parte de baixo, através da estrias. Se você quiser coletá-los é possível. Esterilize no forno um vidro, limpo, raso, com diâmetro suficiente para caber um chapéu de um cogumelo grande. Em um forno caseiro use a temperatura máxima, por 2 horas. Cubra o vidro com uma tampa de papel alumínio. Deixe esfriar. Depois aperte bem a tampa, para manter estéril.

Para coletar esporos você deve deixar um cogumelo ficar bem grande e abrir o chapéu. Escolha um bom exemplar e deixe-o passar do tempo ideal de coleta. O chapéu se abre e comumente começa até a inverter as bordas. Essa é a hora. Limpe muito bem as mãos e esterilize uma tesoura. Colete o cogumelo. Com a tesoura, corte o caule o mais próximo possível do chapéu. Pegue o chapéu e coloque no vidro estéril. Tampe e deixe em um lugar escuro por dois dias. O resultado deve ser um print púrpura, quase preto de tão escuro. Se você usou um cogumelo grande, tipo 4 a 5 cm de diâmetro, um print bem escuro dá para fazer 50 seringas novas. O vidro fica suado. Seque-o em um local protegido da luz por uns dias, com a tampa frouxa. De preferência use dissecante. Após o vidro ficar seco, feche bem a tampa e vede com fita ou durex. Um print conservado seco, em temperatura amena e ao abrigo da luz pode durar mais de um ano.

Para ter certeza de que tem esporos viáveis colete prints de vários cogumelos, talvez uns dez, de vários bolos, em vários estágios da cultura. Na hora de preparar as seringas partes desses prints podem ser misturadas.

As seringas devem ser preparadas em condições estéreis, com água idem. Raspe os esporos do vidro onde está o vidro, com um faca ou cabo de talher, jogue em um outro vidro e ponha água na quantidade planejada. Seringas caseiras não duram muito tempo. O melhor é prepará-las até 1 dia antes de começar a nova cultura.

O caule e o chapéu do cogumelo usado para tirar prints podem ser secos. Só não serão tão potentes quanto os exemplares coletados na idade ideal.
Previous page: Secagem