Qual a diferença entre uma seringa de esporos e um “carimbo” (print) de esporos?

Um carimbo (print) são vários esporos (veículos de reprodução dos fungos) juntos, que o cogumelo soltou quando atingiu sua maturidade. Um carimbo de esporos é um pedaço de papel (ou de papel de seda, papelão, papel de foto, vidro, etc.) que contém tais esporos nele. É como se o cogumelo imprimisse seus esporos em um papel. Quando um cogumelo já atingiu sua maturidade, seu chapéu é removido da haste e é colocado sobre um pedaço de papel. Assim, o chapéu depositará seus esporos sobre o papel, num período entre 12 horas e 2 dias (dependendo da quantidade de esporos que ainda estão disponíveis).

Já uma seringa de esporos é uma mistura de água (destilada ou esterilizada) e esporos de cogumelos, armazenados em uma seringa normal esterilizada. Na maioria das vezes, um carimbo será usado para fornecer os esporos que são usados na produção da seringa.

Um carimbo de esporos pode ser usado de diversas maneiras e ganha certas vantagens a frente de outros métodos. Primeiramente, como já foi dito, carimbos podem ser usados para produzirmos seringas. Além disso, este é o método mais fácil para se enviar os esporos, já que eles podem facilmente ser enviados dentro de uma carta normal. Carimbos de esporos também são a melhor maneira de se estocar os esporos por um longo tempo, se comparado com as seringas. Uma seringa de esporos é geralmente usado com somente um propósito: para inocular substratos estéreis com os esporos. Isso pode ser feito de diferentes maneiras: usando o método de PF, usando grãos inteiros e também usando o método de agar-agar. As seringas devem impreterivelmente estar esterilizadas quando forem usadas para inocular o substrato, e já vêm estéreis quando compradas de fornecedores. Nesse caso, estéril significa que as seringas somente contem água e esporos, estando livres de bactérias ou bolores. Este é o motivo porque tantas pessoas compram seringas de fornecedores. Eles não sabem ou não confiam em si mesmos para criar seringas estéreis usando carimbos estéreis.

Um carimbo de esporos tem sim suas desvantagens se comparado a uma seringa. Primeiramente, esporos secos, não misturados à água destilada, não deveriam ser usados para inoculação do substrato e esporos guardados na forma de carimbo são naturalmente secos. Os esporos precisam ser hidratados para ser de bom uso, inoculando assim vários pontos do substrato. Quanto mais fresco um carimbo é (o quão novo é desde que foi feito), menos tempo será gasto reidratando os esporos. Alguns cultivadores dizem que esporos podem ser aplicados diretamente no substrato. Para isso, seria necessário raspar o carimbo sobre o substrato, mas essa é mais uma exceção do que uma norma geral. Além disso, lidar diretamente com os carimbo pode ser um desafio para cultivadores iniciantes.

Uma seringa de esporos também conta com suas desvantagens se comparada a um carimbo, especialmente se levarmos em conta a remessa em si, do distribuidor à sua casa. Um envelope é muito mais comum e passa pelos Correios mais desapercebido do que uma caixa. E isto é algo que várias pessoas desejam – serem o mais discretos possíveis. Em segundo lugar, os esporos são melhor armazenados na forma de carimbos do que em seringas. Esporos armazenados na forma de carimbos podem durar por alguns anos, enquanto uma seringa devera ser usada em no máximo seis meses, para serem efetivos ao máximo. Seringas chamam mais a atenção do que carimbos e geralmente têm um ar mais suspeito, por estarem em uma, ora, seringa!