Mofo Cobweb - É um Contaminante de culturas de cogumelos. As espécies normalmente chamadas de cobweb são Cladobotryum mycophilum ou C. dendroides. (também conhecido como Dactylium dendroides e Hypomyces rosellus). Outra Espécie causadora de cobweb pode ser Cladobotryum varium (Hypomyces aurantius).

Adaptado do Contamination FAQ do Shroomery:

"É um Micélio algodoado que cresce sobre a Camada de cobertura (Casing) dos cultivos. Quando entra em contato com um Cogumelo o envolve e causa podridão de aspecto mole. Também parasita cogumelos selvagens.

O cobweb é mais escuro que o Micélio de cubensis. Quase cinza. Essa diferença de cor é algumas vezes difícil de explicar para alguém que não os tenha visto lado a lado. Há vários outros indicadores de cobweb. Um que se destaca é a velocidade do crescimento. Uma contaminação com área inicial do tamanho de uma moeda pequena se espalha e cobre um pote ou um cultivo em Camada de cobertura em somente um ou dois dias. O Cobweb também é muito filamentoso, e com filamentos finos, enquanto o Micélio de cogumelos tende a ter filamentos mais grossos.

O cobweb é favorecido por Umidade alta. Estratégias de controle envolvem baixar a Umidade/ou aumentar a circulação de ar."​

Outras cores fora o cinza citado no FAQ do Shroomery são relatadas, como rosado ou amarelo-marrom.

Os Esporos do cobweb se soltam facilmente, e podem ser transportados por longa distância pelo ar.

cobweb01.jpg cobweb02.jpg