O cloreto de cálcio é um sal, muito higroscópico (que absorve água), muitas vezes usado como Dessecante por cultivadores de cogumelos.

Ao contrário dos dessecantes como as argilas ativadas e a sílica-gel, que retêm água sem alterar-se quimicamente, o cloreto de cálcio se dissolve na água. Por esta razão, em geral estes dessecantes se vendem em potes de plástico com duas partes, ficando o sal na parte de cima, e a de baixo servindo a coletar a solução salina que se forma, de cloreto de cálcio dissolvido em água.

O cloreto de cálcio não é recuperável; quando dissolvido não volta mais à forma original. Ainda que o cloreto de cálcio seja usado até mesmo em alimentos, deve-se ter cuidado no seu emprego, porque o sal seco (como vem lacrado na parte superior da caixa) é altamente corrosivo se entrar em contato com metais; e o sal puro não deve ser colocado na boca, pois a sua hidratação é muito exotérmica e pode levar a queimaduras. Prefira o cloreto de cálcio sem odorizante ou perfume.

O cloreto de cálcio tem mais ou menos a mesma capacidade de retenção de água da sílica-gel, em torno de 30% do seu peso.

cloreto-de-calcio.jpg