Ingredientes das camadas de casings

:teo_apontar_direita: Turfa

Material de solo ainda não consolidado constituído largamente de matéria orgânica não-decomposta, ou levemente decomposta, acumulada sob condições de umidade excessiva. Ingrediente principal de muitas fórmulas de casings, seu pH varia de 3 a 4 (ácido), tendo que se tornar neutro ou levemente básico (pH de 7 a 8) pela adição de um agente antiácido (farinha de pedra calcária, carbonato de cálcio ou conchas de ostra).

casing_03.jpgcasing_04.jpg

Há diferentes tipos de turfas, dependendo do seu estado de decomposição. No cultivo de cogumelos as variedades escuras são mais usadas.

:teo_apontar_direita: Vermiculita

Ingrediente da popular mistura 50/50 para casing, pode também ser usada como o único ingrediente. A desvantagem de usar vermiculita pura é que é difícil dizer a umidade do casing apenas observando sua superfície, já que a cor da vermiculita úmida permanece quase a mesma do que a seca. Outros materiais como turfa e coco coir têm uma coloração mais clara quando secos.

casing_05.jpg

:teo_apontar_direita: Turfa baseada em solo de vaso de plantas

Pode ser usada no lugar de turfas. Neste caso pode-se usar um pouco de farinha de pedra calcária, desde que o pH do solo já esteja geralmente entre 5 e 6.

:teo_apontar_direita: : Coco coir (fibra e pó de coco)

Possui capacidades de retenção de água muito boas e pode ser usado como um material de casing tanto sozinho quanto misturado com turfa e/ou vermiculita.

casing_06.jpg

:teo_apontar_direita: Pedra calcária (carbonato de cálcio, CaCO3, giz (não é giz de quadro-negro!))

Atua como um agente antiácido na fórmula do casing aumentando o pH. Dependendo do pH inicial da mistura do casing, 10-20% de farinha de pedra calcária deve ser usada. A pedra calcária é o agente antiácido usado pela maioria dos cultivadores. Também é utilizado como suplemento alimentar de vacas e cavalos.

casing_07.jpg

Cal hidratada, Ca(OH)2

Também aumenta o pH. Sendo uma base muito mais forte do que pedra calcária, deve ser usada somente em cerca de 2/3 da quantidade comparada ao da pedra calcária. Geralmente prefere-se pedra calcária a cal hidratada. Se você usa cal hidratada tenha certeza de medir o pH do seu casing ou você acabará com um pH muito alto - a razão de muitas falhas.

:teo_atencao: Atenção: Cal hidratada causa irritação na pele, até mesmo cegueira se o contato com os olhos for prolongado, então tenha cuidado no manuseio desse material.

:teo_apontar_direita: Pó de concha de ostra

Constituída principalmente de CaCO3, sua estrutura é mais áspera do que da farinha de pedra calcária, portanto o efeito imediato no pH não é tão forte. Atua como um antiácido de longa duração, sendo, portanto, uma boa ideia substituir uma parte de pedra calcária por pó de conchas de ostra.

casing_08.jpg