Dicas e questões

:teo_apontar_direita: Remendando o casing (patch) e para que isso é bom

Remendar o casing é o processo pelo qual os primeiros e agressivos pontos de micélio que surgem na superfície são cobertos novamente por um pouco do material que foi utilizado para fazer a camada de casing. Esses pontos devem parecer nos primeiros dias após o casing ter sido feito. O motivo de se remendar o casing é permitir que outros pontos de micélio apareçam juntos na superfície. Geralmente o casing será permeado regularmente, nesse caso não há a necessidade de remendos. Um casing nivelado terá poucos problemas com isso. Tenha em mente que quanto mais regular for o aparecimento do micélio nos vales da camada de casing, maior a chance de um pin set regular e isso significa mais produção. Não cometa o erro de cobrir todo sinal de micélio por um longo período, isso não leva a nada. Uma vez que o micélio está mais ou menos visível nos vales da camada de casing por toda a superfície do casing, é hora de colocá-lo num terrário.

:teo_apontar_direita: O que é overlay?

Overlay é um termo que se refere à condição que pode ocorrer com uma camada de casing excessivamente colonizada. Uma camada de casing que alcançou 100% de colonização visível (está se tornando completamente branca) corre o risco de overlay.

:ler: O overlay ocorre se um ou vários desses fatores estão juntos:
  1. Níveis de dióxido de carbono muito altos (pouca troca de ar).
  2. Superfície do casing muito seca.
  3. Umidade relativa do ar muito baixa.
  4. Temperatura do terrário muito alta.
A condição quando as finas tranças de micélio morrem e se tornam duras é chamada estroma. Overlay é frequentemente branco, visto que se torna impenetrável. Os cogumelos não crescerão diretamente de uma seção que possua estroma, como a camada de micélio está morta no topo e não pode ser penetrada por baixo. A textura do estroma é como a de uma peça sólida, comparada ao flexível e maleável micélio saudável. Previna o overlay induzindo o pinning no tempo apropriado e evitando as condições acima citadas. Overlay e particularmente o estroma não podem ser "curados" por si mesmos, visto que o topo da camada micelial está literalmente morto. Mas ajuda se você raspar com um garfo, faca ou qualquer objeto - o que permitirá uma nova colonização.

:ler: É melhor ser evitado pelos seguintes motivos:
1. Não é prudente tocar o casing de qualquer modo. Isso simplesmente abre uma outra rota para contaminações. Se você raspar, tenha certeza de que os objetos estão devidamente esterilizados e que você está limpo. Nunca toque o substrato exposto com suas mãos, por razão alguma.​
2. Lidando com overlay significa que você não está produzindo eficientemente: quando você raspa o casing, o micélio tem que se recuperar do choque e só depois recolonizar, atrasando sua produção.​
3. O efeito do overlay no pinset e na produção variam de espécie para espécie. No Psilocybe cubensis, overlay não é uma boa, porque eles crescem perfeitamente bem em substratos soltos (bolos PF, palha e outros substratos). Deste modo ele não precisa necessariamente de um casing, mas se beneficia com um. Se acontecer overlay com um cogumelo que necessite ser cultivado em casing (Agaricus, por exemplo) o efeito na produção será muito mais negativo.​

casing_01.jpgcasing_02.jpg

:teo_apontar_direita: O que é "deep-scratching" (raspagem profunda)?

É um recurso usado para recuperar casings danificados por overlay. É realizado raspando-se a superfície do casing até uma profundidade de poucos milímetros com um garfo ou similar. Se você colheu com sucesso um bom primeiro flush, deixe seu casing quieto no terrário. Umedeça-o e aguarde o segundo flush. Não faça deep-scratching, a não ser que tenha problema na pinagem, problemas associados à overlay, que tem relação com a incubação e falta de trocas gasosas. Utilizar-se desse recurso após um primeiro flush sadio é má informação. Pins do seu primeiro e segundo flush são produzidos durante a indução inicial. Se você raspar depois de colher o primeiro flush automaticamente matará todos os pins do segundo flush. O deep-straching utilizado nesse ponto intermediário faz duas coisas: prolonga o tempo entre o primeiro e segundo flush e espalhará qualquer contaminação que possa estar presente no casing. Algumas espécies de cogumelos se beneficiam do deep-straching anterior ao primeiro flush, mas cubensis não é uma dessas.

:teo_apontar_direita: Umedecer o casing pode causar abortos?

Não, umedecer o casing suavemente não causa abortos. A regra é nunca molhar muito o casing, mas umedecer de tempo em tempo fazendo com que ele permaneça úmido por todo o tempo. Molhar demais pode prejudicar os pins e tornar a superfície do casing pouco favorável à formação de cogumelos. Mas umedecer está O.K. e é recomendável. Tente não molhar diretamente os cogumelos maiores, pois podem estragar. Nesse estágio tente umedecer a superfície entre eles, entretanto algumas gotas diretamente nos cogumelos não farão mal algum.