Introdução


A intenção desse texto é servir como guia completo de como localizar, identificar e colher cogumelos psicoativos nos pastos e campos do Brasil. Os cogumelos aqui apresentados podem ser de duas espécies: Psilocybe cubensis e Psilocybe subcubensis, indistinguíveis a olho nu, ambas psicoativas.

Como disse, a intenção é que, a partir desse guia, você esteja pronto para caçar os cogumelos. Mas vale citar a Shroomery.com aqui:

"Não existe uma forma de identificar um cogumelo baseando-se unicamente em uma fotografia ou descrição. A identificação de cogumelos é um processo complexo qual é fácil de se cometer um erro. Existem muitas variedades de cogumelos comestíveis e psicoativos que possuem semelhança com venenosos. Até mesmo um especialista pode se enganar com a aparência externa desses cogumelos letais. A não ser que você tenha companhia de um micologista ou um caçador de cogumelos com conhecimento e experiência, ou se dedicar ao cuidadoso processo de estudo de identificação de cogumelos, através da leitura de livros ou/e preferencialmente associando-se a uma sociedade de micologistas. Nós sinceramente recomendamos não consumir os cogumelos que você coletou. Aprender a identificar cogumelos não é um processo fácil nem impossível, entretanto exige treinamento já que as consequências de comer um cogumelo venenoso são perigosas... deve-se ter um cuidado extremo.”​
( obrigado pela tradução, @Chapeleta )​

Vale também lembrar do cenário, que é bem diferente. Aqui no Brasil, como já foi dito, um número bastante inferior de variedades de cogumelos são encontrados in natura nos pastos. Nos EUA e em outros países, existem milhares de tipos de cogumelos, psicoativos ou não, espalhados pelos campos e florestas. Então, o ponto final seria: aqui você pode aprender, mas a responsabilidade de decidir se vai utilizar os cogumelos ou não é inteiramente e exclusivamente sua.

Todo o conhecimento aqui apresentado é resultado da combinação da experiência dos usuários do site Teonanacatl e de informações recuperadas e analisadas de outras fontes.

As fotos aqui apresentadas serão bastante parecidas com as dos cogumelos que você encontrará no campo. Somente lembre-se de ter certeza absoluta do que está ingerindo. Esperamos que ao final da leitura deste texto você esteja com toda a certeza e possa decidir se vai usar os cogumelos (com segurança!).
Fonte
Compilado por @marcosbj
Modificado por @Ecuador
Próxima página: Teoria