Teoria

Entendendo um pouco da teoria antes de partir para a colheita.

Tudo bem, sei que teoria é uma parte, teoricamente, mais chata. Mas será de grande ajuda em suas buscas pelos campos. Com um melhor entendimento do ciclo de vida do cogumelo, a caça será bem mais fácil.

Em linhas gerais: o cogumelo Psilocybe cubensis é o meio reprodutor de um fungo esbranquiçado, que gera os cogumelos. Os fungos vão se desenvolver (logo você verá onde) e mais tarde vão querer se reproduzir. Para fazer isso, eles dão origem aos cogumelos, que nascem verticalmente, para assim poder ser o meio de reprodução. Depois de maduro, o cogumelo vai liberar seus esporos, que são como uma “semente” do fungo. Esse esporo é muito pequeno, nanométrico. Ficam armazenados dentro do chapéu dos cogumelos e um cogumelo libera milhões deles. Assim que esse chapéu se abre e o cogumelo atinge sua maturidade, esses minúsculos esporos vão se espalhar por ai, pelo ar, pelos animais, de várias maneiras. Com isso, alguns desses esporos serão sortudos e cairão em algum lugar onde ele possa se alimentar e gerar o fungo, aquele branco, que falamos agora a pouco. Então o ciclo se repete e continua assim. Aqueles esporos que não tiverem tanta sorte, podem ficar ai vagando por bastante tempo, até achar um local apropriado para sua reprodução. Eles são resistentes ao tempo, desde que a temperatura seja não tão alta. Ou seja, onde existe ambiente adequado, existe probabilidade do nascimento de cogumelos.

Outras espécies psicoativas que se desenvolvem em estrume de ruminantes encontradas no Brasil são Panaeolus cyanescens e Panaeolus subbalteatus (ver Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil).

Spore_Print.jpg
Figura 1.1 - Milhões de esporos selvagens reunidos em um carimbo de esporos.

Então o fungo precisa se desenvolver, certo? Para isso, ele precisa de algumas condições especiais:

  • alta umidade (82% ou mais)
  • temperaturas médias entre 20°C e 31°C
  • um meio orgânico para o crescimento do fungo (nos pastos, são os dejetos)

Isso é o bastante para o fungo se desenvolver. A partir daí, alguém precisa informar ao fungo que está na hora de frutificar. Isso se dá nas seguintes condições:

  • aumento da umidade relativa do ar
  • choque térmico de - 6°C em média

Quando isso acontece, o fungo gera os cogumelos. É importante ressaltar que tanto o homem quanto a natureza são capazes de realizar essas tarefas. Na natureza, ele acontece assim: chove em um dia e faz calor no outro. Isso é o bastante para fazer os cogumelos brotarem (se o dejeto tiver sido colonizado, se não nada brota). Se os dejetos animais já foram colonizados pelo fungo e um dia faz calor, o outro chove e depois faz calor de novo, é certo: os cogumelos vão brotar. E nós, claro, queremos ir atrás deles. Então vamos ver como fazer isso.
Próxima página: Caçando
Previous page: Visão geral