Introdução​


Como vocês devem ter percebido, nós aqui do Teonanacatl nos esforçamos ao máximo para mantermos o fórum organizado e sempre estamos movendo, fechando e também deletando posts desnecessários e repetidos. Além da organização, nós também prezamos a leitura dos nossos membros. Alguns de vocês devem ter recebido um alerta aqui, outro ali, com uma simples palavra "Formatação!" e sabem que tem a ver com a formatação de suas mensagens. Mas nem sempre tem como saber o que foi mudado ou exatamente o por quê do alerta. Então este artigo é justamente para esclarecer sobre tais alertas de formatação.

Antes de começar, queria deixar claro que não estou apontando o dedo, nem pegando no pé de ninguém em especifico. Isto é um artigo direcionado a todos membros, tanto os novatos quanto os veteranos de plantão!

Este artigo também vem a existir para pedir a ajuda de todos para fazer exatamente o que o título do tópico está pedindo, que é manter a leitura agradável a todos os membros!

Sei que vivemos na era de tecnologia, internet, bate-papos, etc., e fóruns como esse. Temos também os celulares que são uma grande parte de nossa vidas. O problema com isso são os bate-papos e celulares que usamos para enviar mensagens curtas uns aos outros e acabamos por ficar, hmm... preguiçosos :sneaky:. Com isso começamos a escrever de qualquer maneira para reduzir nosso trabalho porque, convenhamos, ninguém merece ficar usando teclados de celulares, é cansativo... todos nós sabemos disso (y). Mas vamos dar graças a Deus que a época de Nokias, Blackberries e outros dispositivos ficaram para trás, certo? Quem usou sabe que não podemos reclamar... 3 letras por números não era brincadeira rsrs! :notworthy:

Bom, aonde eu quero chegar com tudo isso? É sobre a preguiça que estamos tendo ao interagir no fórum. Peço que se esforce um pouco ao criar um tópico, tirar dúvidas e enviar respostas! Tenho passado um boa parte do meu tempo corrigindo posts de membros que não se esforçaram muito com a formatação. Alguns se esforçam e outros está na cara que não estão nem ai, então vamos dar uma olhada nos seguintes exemplos?

Use Quebras de Linha e Enter​


Os 4 primeiro exemplos abaixo são de como devemos formatar as mensagens. Reparem como o conteúdo fica bem legível e facilitando a leitura com o uso de quebras de linha e do enter:

Exemplo #1 (Formatação boa):​

boa_formatacao_01.jpg


Exemplo #2 (Formatação boa):​

boa_formatacao_02.jpg


Exemplo #3 (Formatação boa):​

boa_formatacao_03.jpg


Exemplo #4 (Formatação boa):​

boa_formatacao_04.jpg


Os próximos exemplos são de posts que não possuem quebras de linha, o que deixa tudo tumultuado e dificulta sua leitura, tornando alguns deles quase impossíveis de serem lidos sem exigir um esforço enorme do leitor para decifrar o post... Então vou mostrar cada exemplo com a formatação original, considerada ruim para se ler, e logo depois o mesmo corrigido para vocês verem a diferencia que um pouco de esforço da sua parte faz para os leitores:

Exemplo #1 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_01.jpg


Exemplo #1b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_01b.jpg


Exemplo #2 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_02.jpg


Exemplo #2b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_02b.jpg


Exemplo #3 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_03.jpg


Exemplo #3b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_03b.jpg


Exemplo #4 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_04.jpg


Exemplo #4b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_04b.jpg


Exemplo #5 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_05.jpg


Exemplo #5b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_05b.jpg


Exemplo #6 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_06.jpg


Exemplo #6b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_06b.jpg


Exemplo #7 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_07.jpg


Exemplo #7b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_07b.jpg


Exemplo #8 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_08.jpg


Exemplo #8b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_08b.jpg


Exemplo #9 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_09.jpg


Exemplo #9b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_09b.jpg


Exemplo #10 (Original - Formatação ruim):​

formatacao_10.jpg


Exemplo #10b (Corrigido - Formatação boa):​

formatacao_10b.jpg


Viram como ficam bem mais legíveis depois de corrigidos?

Cuidado com a Ortografia​


Bom, agora que sabemos que a quebra de linha é importante, vamos falar da ortografia. Não esperamos que você seja perfeito, longe disso, todos nós temos dificuldades e alguns sequer alfabetizados na língua portuguesa somos, como eu, por exemplo... Tenho uma enorme dificuldade para escrever em português. Mas não é por causa disso que não tento escrever da melhor maneira possível. Além de ajudar o leitor, nós estamos ajudando a nós mesmos aprendendo e corrigindo nossos erros de ortografia. Também não vamos esquecer da importância que isso tem para o nosso sistema de buscas. Se você escrever de maneira incorreta, os membros que estão usando o sistema de busca nunca irão encontrar o conteúdo desejado!

O que podemos fazer para nos ajudar a escrever da melhor forma possível? Bom, eu uso um corretor ortográfico em meu navegador, que é o Firefox. Baixe ele aqui: Corretor ortográfico.

Quando estou escrevendo, o corretor detecta os erros automaticamente, e então eu posso voltar e facilmente corrigir. Vejam só:

corretor.gif

Viram que com menos de um minuto eu corrigi várias palavras sem muito esforço? Vale a pena usar, espero que todos instalem em seu navegador. Creio que o Chrome ele já vem com um embutido... Para mim, esse do Firefox é o melhor.

Rating de Ortografia


Lembre-se que temos um rating/avaliação de ortografia. De hoje em diante, nós da equipe vamos passar a usá-lo com mais frequência, e vou habilitar para os outros membros porque o leitor também tem direito de reclamar. O rating "Ortografia Ruim" conta como negativo contra sua pessoa, e a postagem que receber 1 ratings de ortografia será automaticamente escondida!

Postagens muito curtas​


Outra coisa que queria aproveitar este artigo para falar é sobre posts curtos. Post do tipo "Obrigado" "Show de bola" ou aqueles posts simples para dizer que estamos acompanhado um diário de cultivo não adicionam nada ao conteúdo do tópico. Muito pelo ao contrario, só atrapalha, fazendo o leitor vasculhar várias páginas do tópico para ler um monte de mensagem de agradecimento e elogios. Vamos usar o post para contribuir, não atrapalhar :piscada: Para isso existe nosso sistema de rating. Verifique esses tópicos para mais informação:
E a última coisa que queria apontar neste artigo é relativo ao que disse acima: para educar nosso membros e evitar posts curtos, colocamos um sistema que não deixa você postar mensagens com menos de 35 caracteres. Estou disposto a desligar esse limite ou abaixá-lo se todos fizerem um esforço para ajudarem a manter o fórum legível para todos. Por favor não adicione um monte de "........." (pontos), pois seu post será deletado sem aviso prévio!

Considerações Finais​


Esqueci de mencionar, para quem não está acostumado com o uso do fórum, especialmente com o editor e queira praticar. Temos uma seção especialmente para teste de post aonde todos podem abrir tópicos/responder testando e descobrindo as funções do nosso editor!

Fazem seus teste aqui: Mensagens de teste

Peço desculpas pelo artigo longo e cansativo, mas não achei outra forma de passar essa informação.

Contamos com a ajuda de todos vocês para mantermos nossa casa organizada!

Obrigado, podem voltar a postar. :assobiando:
Previous article in the series 'Organizando e mantendo fórum organizado!': Ajude a manter o fórum organizado!