Pasteurização é um processo fácil, quando se trabalha com pouca quantidade de bulk. Entretanto, ao usar uma quantidade maior de substrato, fica complicado pasteurizar tal massa no fogão de casa, ou usando outros métodos mais modestos.

efre.png 437010157-55gal5.jpg

Uma maneira relativamente simples de produzir calor suficiente para pasteurizar uma massa maior é utilizando-se das resistências elétricas para chuveiro, que têm geralmente 4800-5500 Watts de potência.
Fame-ResistC3AAncia-127V-4800W-7940-95305-1-product.jpg

Dessa forma, podemos aquecer um bom volume de água em tambores ou baldes grandes e colocar o bulk em "banho maria" dentro do sistema.
Sem título.png

Como exemplo, utilizemos um sistema com 15 litros de água em temperatura ambiente (20°C) e uma resistência de 4800 W, 127 V. Vamos elevar a temperatura para 90°C, para compensação das perdas de calor:


Calor necessário para elevar a temperatura de 15L d'água, de 20°C para 90°C:

Sem títulocdf.png

Tempo pra esta elevação de temperatura:

efef.png

Como a potência é alta e a tensão baixa, devemos nos atentar à corrente para escolher o fio certo. No sistema acima, a corrente é de 38 A, logo a secção mínima do condutor deve ser de 10 mm².

Pasteurização à vapor com baldes


Gastei 18,00 R$ com a lixeira e o balde, o restante dos materiais são de sucata.

O balde menor, que vai abrigar o bulk, é cheio de furos para facilitar a passagem do calor pelo substrato. O termômetro é fixado na extremidade para o monitoramento da temperatura;

1.JPG

Os copos no fundo impedem que o balde de substrato entre em contato com a água e a resistência de chuveiro é de 4800 W;
2.JPG

Em poucos minutos a água entra em ebulição;

3.JPG

A tampa concentra o vapor (calor) dentro do sistema;

4.JPG

Deixando o substrato pouco compactado, o vapor o aquece homogeneamente. A medida que o sistema começar a perder o calor, basta ligar a resistência por alguns minutos.

Ficou bem compacto para o volume de substrato que é capaz de pasteurizar. :)



5.JPG 6.JPG 7.JPG 8.JPG